Clique para ver todos os capítulos do tomo I
TOMO I

Tomo I

Lembrar os 50 anos do golpe militar,
lembrar suas vítimas, lembrar a resistência,
construir a verdade e alcançar a justiça!
Ato no antigo prédio do Doi-Codi lembra os 50 anos do golpe militar (março de 2014)

São cruzes sem nomes
Sem corpos, sem datas
Memória de um tempo onde lutar
por seu direito
É um defeito que mata

Gonzaguinha – “Pequena memória para
um tempo sem memória”

Esta página é um resumo. faça o download do capítulo completo O golpe militar de 1964 completou 50 anos no dia 31 de março de 2014. A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” programou e realizou um ato político “Ditadura nunca mais – 50 anos do golpe”, articulado com movimentos sociais e órgãos públicos, de repúdio e de indignação ao golpe e a ditadura militar. Este ato se deu no pátio da 36ª Delegacia de Policia (36ª DP), à Rua Tutóia, nº 921, esquina com a rua Tomás Carvalhal, no bairro Paraíso, lugar emblemático onde há mais de quatro décadas atrás, foi instalado e funcionou um dos principais centros de tortura e extermínio de militantes políticos de oposição à ditadura militar.

Prédio da Rua Tutoia, no bairro do Paraíso, que abrigou o DOI-Codi, principal centro de tortura da repressão

Na preparação do ato dos 50 anos do golpe, ao se reunirem entidades e movimentos sociais do Conselho Consultivo ampliado da CEV “Rubens Paiva”, para acertar os encaminhamentos necessários, a escolha do prédio do DOI-Codi para a realização do evento foi definida em razão da sua importância histórica, por representar o marco político-institucional da instalação e vigência do “terrorismo de estado” implantado com o golpe de 1964 e reiterado e aprofundado com a edição do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968.

Fazer o ato político naquele lugar foi enfrentar, mais uma vez, o desafio de trazer à memória a prática da tortura institucionalizada dentro do contexto político-social de uma época de terror de estado, de massacres, de perseguições, de censura e silenciamentos, de clandestinidade, de esquadrões da morte, de pânico, sobressaltos e medo disseminados pela sociedade. Mas também mostrou e trouxe à tona a luta de resistência de uma parcela expressiva do povo brasileiro. Graças a estes setores populares, pudemos ter de volta a democracia que, mesmo insuficiente para superar tamanhas dificuldades, nos permite manifestar nas ruas, nas escolas, nas greves e até dentro daquele local (Oban) e dizer bem alto: ditadura nunca mais!

GALERIA | ATO DOS 50 ANOS DO GOLPE

A Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” e as mais de 150 entidades que organizaram o ato não podiam deixar de destacar os nomes, registrados ao longo dessas décadas, dos que foram assassinados e/ou desaparecidos covardemente no DOI-Codi/SP. Foi lida a lista com os seus nomes.

"Vamos lembrar o nome de cada um dos assassinados neste prédio, em memória e homenagem às suas vidas e lutas. Desse modo, reverenciamos e homenageamos suas histórias e papéis de resistentes, a quem tanto deve o Brasil", assim o deputado Adriano Diogo procedeu à leitura dos nomes.

Vídeos | Ato dos 50 anos do Golpe
Assinado por mais de cem entidades, manifesto repudia a ditadura e todas as suas formas de controlar e perseguir a população
Os nomes daqueles que foram assassinados e/ou desaparecidos no DOi-Codi/SP foram relembrados pelos participantes

Movimentos populares como Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores marcaram a data dos 50 anos do golpe militar brasileiro com um escracho em frente à casa do Coronel do Exército (da reserva) Carlos Alberto Brilhante Ustra, um dos principais comandantes de tortura e extermínio de militantes políticos na época da ditadura militar. O mais importante é que, ao lembrar os 50 anos do golpe de 1964, houve uma demonstração da atualidade dessa temática frente ao que ocorre no mundo e no Brasil. O passado está muito presente e não será superado se não houver de fato uma reparação política, com o significado de resgatar a história, as idéias, a alma dos movimentos sociais e seus ideais. Deve-se buscar a reparação do espaço político e social; é necessário consertar o que foi tratado de forma tão errada e desastrosa que quebrou a confiança e a esperança de todo um povo. Para isso não há como passar por cima da construção da verdade e da justiça.

O Estado brasileiro não encaminhou até o momento um pedido de desculpa e de reconhecimento pelas graves violações de direitos humanos causadas na época, com conseqüências gravíssimas nos dias de hoje. Ao contrário, nos países vizinhos do Cone Sul, seus governantes foram capazes de pedir desculpas perante seus povos pelos horrores cometidos pelas ditaduras. Na Argentina, mais de 20 oficiais estão nas prisões, condenados pelos crimes de lesa-humanidade.

Recomendações

1

Incluir nos currículos escolares e demais instituições educacionais, em todos os níveis, informações, conhecimentos e reflexões sobre a ditadura militar, o processo de implantação por meio do golpe militar, e as consequências que ainda persistem nos dias atuais, com vistas a construir o estado democrático de direito

faça o download do capítulo completo

Veja Também:

Arquivos levantados pela Comissão da Verdade


Fichas de
mortos e
desaparecidos


Navegue e leia os livros publicados pela Comissão

EXPEDIENTE