#VerdadeAberta é a plataforma de divulgação, distribuição e compartilhamento público do conteúdo gerado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. Cada seção do Relatório, lançado em 12 de março de 2015, tem sua versão multimídia neste site, com centenas de materiais complementares – imagens, vídeos, áudios, mapas.

Além de facilitar a absorção de um conteúdo denso e gerar mais impacto na sociedade ao tornar essa narrativa histórica visual, o projeto #VerdadeAberta cumpre com outra das funções públicas deste relatório inédito: acesso e abertura.

As páginas deste conjunto de sites estão tecnicamente otimizadas para aparecer em resultados de buscas (no Google, por exemplo) e para compartilhamento amigável em redes sociais (como o Facebook). Todo o material está instalado e criptografado em servidores seguros sob licença livre (CC BY 4.0), permitindo sua reprodução até para fins comerciais desde que citada a fonte.

Além do Relatório, a seção Mortos e Desaparecidos oferece um banco de consulta pública às fichas de 165 casos investigados pela CEV-SP e a seção Livros “abre” quatro publicações em formatos digitais adaptáveis para qualquer tela (computador, tablet, smartphones). Empreendeu-se um trabalho de digitalização de acervo que a maioria dos museus e bibliotecas do país ainda não realizou.

Contemplar o digital é mais um dos diferenciais desta Comissão da Verdade. O projeto #VerdadeAberta serve como um estímulo e um manifesto sobre a necessidade de buscar e construir a memória – mas também de distribui-la contemplando o contemporâneo. É no que acreditam os estúdios LAB21 e Mezclador, que conceberam e desenvolveram esta plataforma.



O Verdade Aberta foi premiado com a Menção Honrosa VIVALEITURA do Ministério da Cultura.

Veja Também:

EXPEDIENTE