FILTRAR POR
INICIAL DO NOME:

DEVANIR JOSÉ DE CARVALHO

OCORRÊNCIA

07 de abril de 1971, em São Paulo, SP

DADOS PESSOAIS
Filiação: Esther Campos de Carvalho e Ely José de Carvalho
Data e local de nascimento: 13 de outubro de 1945, Muriaé (MG)
Profissão: torneiro mecânico
Atuação política: PCdoB, Ala Vermelha e MRT
Data e local da morte/desaparecimento: 07 de abril de 1971, em São Paulo, SP
Organização política: Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT).

RELATO DO CASO

No final dos anos 1950 seus pais se mudaram para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Ele e seus irmãos Derly, Joel, Jairo e Daniel foram trabalhar no ABC Paulista, no inicio da instalação das indústrias metalúrgicas e automobilísticas. Ainda adolescente aprendeu com o irmão mais velho, Derly, o oficio de torneiro mecânico e desde então passou a trabalhar nas indústrias da região como Villares e Toyota.

Em 1963 ajudou a fundar o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, participando ativamente da sua organização e da realização de greves. Ingressou no PCdoB e após o golpe de 1964 mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar como motorista de táxi. 

Em 1967 começou a militar na Ala Vermelha, uma dissidência do PCdoB, voltando para São Paulo. De acordo com o relato do irmão mais velho, Derly José de Carvalho, em maio de 1969, a casa dos pais dos irmãos Carvalho passa a ser vigiada e monitorada pela repressão, quando dois dos irmãos – Derly e Daniel – já constam na lista de procurados pela polícia. No dia (6) seis daquele mês, a casa é invadida pelo DOPS/SP e os policiais levam presos os irmãos Jairo, Joel e a menor Helena, então com 15 anos de idade, além dos pais Ely e Esther. Na noite daquele mesmo dia, já com a casa invadida por agentes à espera dos militantes, Daniel e Devanir são surpreendidos na chegada e trocam tiros com os policiais e “Henrique” – codinome de Devanir -, mesmo baleado, consegue escapar.

 Em 1969, desligou-se da Ala Vermelha e com outros companheiros fundou o MRT, em outubro daquele ano. Devanir fez treinamento de guerrilhas na China, participou e comandou inúmeras ações armadas contra a ditadura.

Ele e Eduardo Collen Leite, o “Bacuri”, Dirigente da REDE (Resistência Democrática), deram início ao que viria a ser depois a Frente Armada Revolucionária junto com a VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), ao realizar o sequestro do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Nobuo Okushi, em março de 1970, quando cinco prisioneiros políticos e três crianças foram trocados pelo Diplomata.

Documentos do Serviço de Informação do DOPS/SP informam que, em cinco de abril de 1971, às 11 horas, o “terrorista” Devanir José de Camargo, ocupando Volks cor azul chapa fria AE 3248, portando metralhadora, manteve tiroteio com policiais e, ferido gravemente, não resistiu e morreu. Segundo a requisição de exame necroscópico foi morto em via pública na Rua Cruzeiro, 111, bairro do Tremembé, zona norte de São Paulo.

Conforme depoimento de Ivan Seixas, ex-preso político e militante MRT à época, Devanir foi capturado na Rua Cruzeiro, 111, quando tentava resgatar um companheiro e sua família que moravam nesse endereço. Ao contrário do que registram os documentos dos órgãos policiais, Devanir teria sido levado vivo para o DOPS/SP onde foi torturado até a morte durante três dias seguidos.

Segundo Ivan, o Delegado Fleury por diversas vezes mandara avisar a Devanir que fazia questão de prendê-lo vivo para torturá-lo até a morte. Ivan Seixas relatou o que ouviu. ‘Quando fui preso, em 16 de abril de 1971, ouvi vários torturadores do DOI-CODI do Segundo Exército contarem detalhes sobre a morte de Henrique’, nome de guerra de Devanir. ‘Esses torturadores diziam que fariam comigo o que Fleury fez com teu chefe, o Henrique’. ‘Quando fui transferido para o DOPS/SP ouvi de vários carcereiros e policiais que teu chefe aguentou três dias de tortura e não falou nada. Quando fui levado para interrogatório pelo torturador Carlinhos Metralha, Carlos Alberto Augusto, ouvi dele que Devanir tinha sido preso, ferido e torturado até a morte pelo Delegado Fleury’.

Preso pela equipe do DOPS/SP, esquadrão da morte enviado pelo Delegado Sergio Fleury a serviço da ditadura militar. As torturas aplicadas em Devanir foram comandadas pelo Delegado Sérgio Fleury e sua equipe, mas contou também com a participação ativa do Capitão Ênio Pimentel Silveira, de vários agentes do DOI-CODI do Segundo Exército e da provável supervisão do Cônsul dos Estados Unidos em São Paulo Claris Rowney Halliwell, como já foi denunciado em audiência pública sobre as informações dos livros de entrada do DOPS/SP

O laudo de necropsia assinado pelos legistas João Pagenotto e Abeylard de Queiroz Orsini confirmou a versão policial de que Devanir teria sido morto em tiroteio em cinco de abril, apontando como causa mortis choque hemorrágico e anemia aguda decorrente de hemorragia traumática externa e interna por disparos de arma de fogo. Descreve seis entradas e saídas de projéteis, sendo um na cabeça, quatro no tórax e um na coxa esquerda. Não apresenta, porém a descrição da trajetória dos projéteis. A requisição de exame necroscópico está assinalado com ‘T’ em vermelho e registra como sua profissão terrorista. A resposta ao quarto quesito do laudo, onde consta a pergunta se a morte foi produzida por meio de veneno, fogo, asfixia, tortura ou por outro meio insidioso cruel a resposta é ‘prejudicado’.

As fotos da necropsia de Devanir nunca foram encontradas nos arquivos do IML ou do DOPS/SP.

O corpo de Devanir José de Carvalho foi sepultado no Cemitério da Vila Formosa, mas, segundo a certidão de óbito emitida em 20 de outubro de 1995, teria sido sepultado no Cemitério de Perus. Seus restos mortais nunca foram recuperados visto que seus pais, irmãos, esposa e filhos tiveram que se exilar para escapar da repressão militar.

A família Carvalho, além de Devanir, perdeu dois outros membros. Daniel e Joel, que constam da lista dos Desaparecidos Políticos do anexo um da Lei 9140/95. Na Comissão Especial de Desaparecidos políticos, o caso de Devanir teve como relator Nilmário Miranda e foi deferido por unanimidade em 29 de fevereiro de 1996. Em sua homenagem a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, deu seu nome a uma rua do bairro das Indústrias.

Fontes investigadas:

Conclusões da CEMDP; Projeto Brasil Nunca Mais Digital; Dossiê Ditadura – Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil – 1964-1985, IEVE; Arquivos do Instituto de Estudos da Violência do Estado (IEVE); Contribuição da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo: 35ª audiência pública sobre os casos Carlos Aderval Alves Coqueiro, Devanir José de Carvalho, Dimas Antonio Casemiro, e Joaquim de Alencar Seixas, realizada no dia 26/04/2013. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=qH95LhSVKJg

IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES DA MORTE\DESAPARECIMENTO

Órgão / Período

Nome

Função

conduta

Vivo/data do óbito

Observações

DOPS/SP

Sérgio Paranhos Fleury

Chefe de Equipe DOPS/SP

(1970-1974)

Prisão, tortura e assassinato

Vivo

 

Polícia Civil

Carlos Alberto Augusto

Investigador

Prisão, tortura e assassinato

Vivo

Ver em anexo declaração de Ivan Axelrud Seixas – (001-ArquivoCEMDP.pdf página 16)

IML

João Pagenotto

 

Médico-legista

Falsificação do laudo necroscópico

 

Vivo

Ver em anexo a cópia da certidão de óbito – anexo 003-Devanir_IEVE.pdf

Página 1

 

IML

 

Abeylard de Queiroz Orsini

Médico-legista

 

Falsificação do laudo necroscópico

 

Ver em anexo a cópia da certidão de óbito – anexo 003-Devanir_IEVE.pdf

Página1

 

IML

 

Alcides Cintra Bueno

 

Delegado DOPS/SP.

(05/04/1971)

 

Manipulação das circunstâncias da morte.

Falecido

Requisita o exame necroscópico junto ao IML e declara a morte de Devanir em suposto tiroteio com a polícia no dia 05/04/1971.

Ver documento no anexo: 004-Devanir_IEVE.pdf

 

OBAN-DOI/CODI

Ênio Pimentel Silveira

Capitão do

II Exército (1971)

Participação nas sessões de tortura de Devanir.

morto

Presente no DOPS/SP no dia da prisão de Devanir.

(Ver anexo

006-Livropresença.pdf)

Acusado, mediante depoimento de testemunhas em audiência pública na CEVRP, de participar nas torturas.

 

DOPS/SP

Claris Rowney Halliwell

Cônsul norte-americano no Brasil

Presença nas sessões de tortura de Devanir

 

Presente no DOPS/SP no dia da prisão de Devanir.

(Ver anexo

006-Livropresença.pdf)

Acusado, mediante depoimento de testemunhas em audiência pública na CEVRP, de participar nas torturas.

 

DOCUMENTOS CONSULTADOS

  1. Documentação principal

Identificação do documento

Órgão da repressão

Observações

Anexo

Certidão de Óbito

Cartório de Registro Civil – 20 Subdistrito

Emitida em 20/10/1995

001-ArquivoCEMDP.pdf

(página 8)

Fotos de Devanir José de Carvalho vivo

 

 

006-Devanir-fotovivo.jpg

Laudo de Exame de Corpo de Delito (Exame Necroscópico)

     IML

Emitida em 15/04/1971

005-Devanir_IEVE.pdf

Certidão de Casamento

 

Casamento em 26/09/1963. Documento emitido em 19/11/1976

001-ArquivoCEMDP.pdf

(página 6)

Declaração de Ivan Axeldrud Seixas em documentação enviada à CEMDP.

 

 

001-ArquivoCEMDP.pdf

(página 16)

Documentos que comprovam perseguição ao Devanir José de Carvalho.

    SNI

Emitido no mesmo dia da prisão em São Paulo (05/04/1971), o documento elaborado por Romeu Tuma lista uma grande quantidade de documentos reunidos em vários órgãos de informação – DOPS/CENIMAR/CISA/PF – sobre Devanir José de Carvalho.

003-Devanir_IEVE.pdf

(páginas 4 a 9)

Números dos processos contra Devanir na Justiça Militar (1969 – 1971)

II Auditoria da II Circunscrição da Auditoria Militar

Emitido em 07/12/1992

003-Devanir_IEVE.pdf

(páginas 2 e 3)

Documento secreto que relata a suposta troca de tiros que tem como resultado a morte de Devanir

Aeronáutica

 

001-ArquivoCEMDP.pdf

(página 26)

Mapa da rua que leva o nome de Devanir José de Carvalho em sua homenagem.

 

 

001-ArquivoCEMDP.pdf

(páginas 34 e 35)

 

 

 

 

 

2. Prova pericial e documental (inclusive fotos e vídeos) sobre a morte/desaparecimento

Documento

Fonte

Observação

Anexo

 

Laudo de exame de corpo de Delito – Exame necroscópico (fotocópia do acervo da Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos)

 

Arquivo do Instituto de estudos sobre a violência do Estado - IEVE

 

O laudo de necropsia confirmou a versão policial de que Devanir teria sido morto em tiroteio em cinco de abril, apontando como causa mortis choque hemorrágico e anemia aguda decorrente de hemorragia traumática externa e interna por disparos de arma de fogo. Descreve seis entradas e saídas de projéteis, sendo um na cabeça, quatro no tórax e um na coxa esquerda. Não apresenta, porém a descrição da trajetória dos projéteis. A requisição de exame necroscópico está assinalado com ‘T’ em vermelho e registra como sua profissão terrorista. A resposta ao quarto quesito do laudo, onde consta a pergunta se a morte foi produzida por meio de veneno, fogo, asfixia, tortura ou por outro meio insidioso cruel a resposta é ‘prejudicado’

005-Devanir_IEVE.pdf

 

Relatório SNI produzido no dia da prisão de Devanir.

 

Arquivo do Instituto de estudos sobre a violência do Estado - IEVE

 

003-Devanir_IEVE.pdf

(páginas 4 a 9)

 

3. Testemunhos sobre a prisão, morte/desaparecimento

Nome

Relação com o morto / desaparecido

Informação

Fonte

 Ivan Seixas

 Militante da mesma organização.

 Relata os diálogos que manteve com “Carlinhos Metralha” sobre a morte de Devanir e o envolvimento de Ustra e outros agentes.

Direito à Memória e a Verdade. p.155-156

Ivan Seixas

Miltante da mesma organização.

“O Henrique foi cobrir um ponto com o Márcio, que era o Antônio André de Camargo Guerra, ou não viu ou viu que tinha o cerco e foi salvar o Quintino. E nós fomos lá para o Tremembé na Rua Cruzeiro, 111, que era uma rua sem saída, de terra, para tentar salvar o Quintino e a família dele. Chegando lá a casa já estava tomada. Nós passamos em frente, rua de terra levanta uma poeira, fomos até o final e voltamos e vimos que os policiais estavam lá. Os policiais do DOPS. Então percebemos que deve ter sido aqui ou pelo menos aqui é uma das possibilidades do Henrique ter caído.”

Comissão da Verdade do Estado de São Paulo, 35ª audiência pública sobre os casos Carlos Aderval Alves Coqueiro, Devanir José de Carvalho, Dimas Antonio Casemiro, e Joaquim de Alencar Seixas. São Paulo, três de abril de 2013, auditório Teotônio Vilela.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qH95LhSVKJg

Pedrina José de Carvalho

Viúva

Relata perseguições políticas e prisões da família de Devanir José de Carvalho

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=qH95LhSVKJg

 

4. Depoimento de agentes da repressão sobre a morte/desaparecimento

Nome

Órgão / Função

Informação

Fonte com referências

 

OBS: Em anexo cópias de todos os documentos reunidos pela Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos e Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES PARA O CASO

Conclusão: Devanir José de Carvalho foi perseguido, sequestrado, torturado e morto por agentes do DOPS/SP e DOI/CODI em São Paulo. Detido no dia 05/04/1971, morre dias depois em consequência das torturas. 

Recomendações: Retificação do Atestado de Óbito; localizar e entregar os restos mortais de Devanir à família; responsabilização dos agentes da repressão envolvidos no caso.

Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT).

Veja Também:

EXPEDIENTE